domingo, 25 de outubro de 2009

Plano de Aula


PROCURA-SE UM PALHAÇO AMOROSO, COM MEMÓRIA DE ELEFANTE.


Plano de aula para trabalhar com classificados. As crianças vão adorar..

Conteúdos: unidade estrutural; alfabeto como conjunto de símbolos próprios da escrita; demais sinais gráficos alem das letras; espaçamento entre palavras; relação oralidade/ escrita; apreensão de idéias do texto; ritmo, fluência e entonação; direção da escrita; ampliação vocabular;



Objetivos: Expressar sentimentos, opiniões e experiências pessoais em diversas situações comunicativas.

Recontar fatos e histórias do cotidiano organizando suas idéias e seguindo uma seqüência lógica, ainda que com a mediação do professor.

Utilizar argumentos coerentes em suas exposições orais em sala de aula.

Ler textos (verbais e não-verbais) em diversos gêneros textuais, atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.

Ler textos (verbais e não-verbais) de variados gêneros em voz alta, demonstrando capacidade de transposição fonografológica (relação fonema/grafema).

Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações fonema/grafema.



1. Apresentar, escrita em cartaz, o classificado abaixo.




2. Antes da leitura, chamar a atenção para o layout – a forma – do texto e discutir a que tipologia poderia pertencer.

A – Será que é uma história? Por quê?

B – Pode ser uma receita? Onde estão os ingredientes?

C – Que texto estudamos aqui na sala que tem a mesma forma?

D- Poderia ser uma música? Poema? Parlenda?



3. Ler o texto. Com a ajuda da turma caracterizar a tipologia textual. Informar sobre a utilidade dos classificados e mostrar a sua localização em um jornal. Ler alguns exemplos. Informar que a letra utilizada em jornais e a script.



5. Proceder à leitura apontada.



6. Depois de ler várias vezes a adivinha, proponha, com o auxílio da varinha, a leitura pela turma, por grupos de alunos e até por algum aluno que deseje imitar o gesto adulto da leitura apontada. Encaminhar a discussão de que o classificado é uma brincadeira e não foi retirado de nenhum jornal.



7. Questionar o significado da frase “que tenha memória de elefante”.



8. Encaminhar a conclusão de que o elefante nunca esquece.



9. Solicitar que circulem no texto a forma de contatar o anunciante e o nome deste.



10. Sugerir que os alunos pintem os espaços entre as palavras. E respondam:



A - Quantas palavras existem?

B - Quantos espaços existem?

C- Pintar de vermelho as menores palavras.

D - Quantas letras ela tem? Que letra se repete?

E - E a maior palavra, qual é? Quais letras se repetem?



11 - Encaminhar o estudo da expressão “palhaço amoroso”, significa que ele tem “amor”. E uma pessoa carinhoso? Que tem carinho...



12 – Auxiliar a localização da palavra PALHAÇO e ELEFANTE.



13 – Solicitar, agora, a ilustração das duas palavras.



14 – Chamar a atenção do cedilha contida na palavra PALHAÇO e MEMÓRIA. Proceder à pesquisa de palavras já trabalhadas que tenham o mesmo sinal.



15 – Solicitar que escrevam a palavra PALHAÇO e MEMÓRIA em tarjeta de papel e encontrem novas palavras dentro destas.



16 – Com o alfabeto móvel separar em sílabas, AMOROSO e TENHA e formar novas palavras com as sílabas.



17 – Sugerir que procurem em casa classificados e tragam para a sala de aula para posterior leitura e discussão.



18 - Distribuir folhas de sulfite e em grupos, com auxílio, solicitar que produzam uma classificado.



P.s.: planejei esta aula porque meus alunos irão assistir a uma peça teatral "Memórias de um Palhaço Amoroso".



Alfabetizando com Borboletas

1.Fazer a leitura com entonação e ritmo.



2.Solicitar que identifiquem o tipo de texto, local de onde foi retirado e o título. Levá-los a perceber que é uma sessão da revista que responde a perguntas de leitores.
3.Fazer a leitura apontada

4.Destacar as palavras desconhecidas e procurar no dicionário: casulo e pupa.
5.Escrever no caderno o significado destas com uma ilustração.


6.Mostrar para as crianças um pequeno vídeo das fases da lagarta para que possam desenvolver a próxima atividade.

7.Propor a ilustração do texto, colocando as fases do desenvolvimento da borboleta. Escrever a frase do texto que ilustra cada fase.

8.Solicitar que passem para o singular a primeira parte do texto: “Como nascem as borboletas? As borboletas nascem de ovos colocados por outras borboletas. Elas saem dos ovos como lagartas.”


9.Proceder a leitura apontada.

10.Através de nova leitura apontada auxiliar na localização de algumas palavras do texto para a formação de novas palavras, utilizar as tarjetas:


11.Localizar no texto a palavra CASCA, separem em sílaba e substituam a primeira sílaba CAS por JA. Proceder a leitura da nova palavra. Diferenciar o som de JA e GA. Formar uma frase com esta nova palavra.

12. Solicitar que retomem a palavra CASCA e agora substituam a última sílaba por PA.


13. Propor que localizem no texto a palavra PUPA e com o alfabeto móvel a separe em sílabas. Solicitar que substituam a primeira sílaba por LU. Ler a palavra. Formar uma frase com esta nova palavra.

14.Mostrar outros textos sobre a borboleta: quadrinhos, fichas técnicas, etc.
Outras sugestões de textos:


Livro: "A Primavera da Lagarta de Ruth Rocha"

Ficha técnica da borboleta - Revista Recreio

Quadrinhos: "Borboletas" - Turma da Mônica

Vídeo: "A borboleta e a lagarta" - Palavra Cantada

Vídeo: "A metamorfose da borboleta" - Cocoricó

Vídeo: "A metamorfose da borboleta "- vídeo real



Conteúdo: Carta e bilhete




OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

-Identificar um bilhete e uma carta;
-Interpretar as mensagens de um bilhete e uma carta;
-Produzir um bilhete e uma carta;
-Compreender a importância dos bilhetes no nosso dia a dia.

INTRODUÇÃO
-Leitura do livro” O carteiro”.

DESENVOLVIMENTO

Problematização
-Quais os meios de comunicação que vocês conhecem?
-Dentre tanto meios de comunicações, qual a importância do bilhete e da carta?

Instrumentalização
-Exposição e exploração do livro “ O carteiro”, mostrando os bilhetes e cartas que contem nele;
-.Cartaz contendo as partes necessárias para a elaboração de um bilhete e uma carta.

APLICAÇÃO
-Produção de um bilhete para para os colegas de classe.
- Produzir uma carta para ser enviada pelo correio.
-Decifrar a mensagem de um bilhete enigmático.

RECURSOS
-Livro “ O carteiro”, folha A4.

CRONOGRAMA
5 h/a.

Água



Componente curricular: Artes Visuais, Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem oral e escrita,
Conteúdo: Dê olho na preservação. ( Água)

OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
-Reconhecer a importância da água para o planeta e para a saúde;
-Compreender a importância de preservar esse recurso natural, evitando o desperdício e o uso indevido.

INTRODUÇÃO
-Em uma roda de conversa, reunir as crianças e localizar no globo terrestre os locais onde há água na Terra, ao som da música Terra, Planta Água do Ivan Lins.

DESENVOLVIMENTO

Problematização
-Podemos viver sem água?
-Todo tipo de água pode ser consumida?
-Como preservar este recurso natural?

Instrumentalização
Colocar água filtrada em um copo transparente, solicitar aos alunos que cheirem,observem a cor e bebam um pouco, levando-os a observar que a água é incolor ( não tem cor), inodora ( não tem cheiro) e insípida ( não tem sabor).
-Fazer as brincadeiras (Derrete ou não derrete)
Como brincar:

Usar vidrinhos vazios, dentro deles colocar água e diversas substâncias (farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio).
Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada.
Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete.

-Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?

Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam.
-Fazer uma gota de água com massinha de biscuit e bola de ping-pong.
APLICAÇÃO
Fazer atividade xerocada sobre a água.

RECURSOS
-Globo Terrestre; cartolina, papel criativo; cola e tesoura; copo transparente; potes transparentes; fita adesiva; vários materiais para brincadeira (Derrete ou não derrete), massa de biscuit e bola de ping-pong.

CRONOGRAMA
5 h/a.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Não se esqueça de colocar a referência








Modelo do Cartaz






QUADRADOS DE PAPEL CRIATIVO COM 8 CM DE LADO PARA FAZER OS PEIXINHOS PEQUENOS E COM 12 CM PARA OS PEIXES GRANDES. USE CORES VIBRANTES, PARA OS PEIXES DO RIO LIMPO, E CORES OPACAS PARA O CARDUME DO RIO POLUÍDO.














ALFABETIZANDO COM TRAVA- LÍNGUA



O texto que segue é um plano de aula tendo como tema um trava-língua.

O SAPO NO SACO
Olha o sapo dentro do saco,
o saco com o sapo dentro,
o sapo batendo papo
e o papo soltando vento.

(Ciça. O livro do trava- língua. Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 1986).

Aplicação:
1. Apresentar o texto em papel bobina e em folhas impressas para cada aluno. Explique que texto é um trava- línguas e qual a sua função.

2. Fazer a leitura apontada várias vezes, como o texto é de fácil leitura pergunte quem quer fazer a leitura em voz alta para os colegas. É interessante fazer a leitura por fila, meninos e meninas, etc.

3. Solicitar que circulem o título.

4. Solicitar que pintem os espaços do texto ou somente do título. Contar os espaços e as palavras.

5. Enfatizar o som da letra S inicial. Instruir que há diferença no som do S, quando ele aparece no meio da palavra. Instruir a pesquisarem o sobrenome dos colegas que possuem a letra S.

6. Solicitar que ilustrem o trava- língua, com isso você poderá observar quem conseguiu fazer a interpretação do texto.

7. Solicitar que reescrevam o texto trocando a palavra SAPO por PATO. Separar em sílabas as palavras PATO e SAPO. Formar palavras com as sílabas. Solicitar que façam a troca da letra inicial de PATO, com ajuda do alfabeto móvel, encaminhar a ilustração das palavras formadas.

8. Solicitar que pintem de azul a palavra OLHA, de vermelho VENTO e de verde BATENDO. E pedir que reescrevam as palavras retirando o H, -NTO, -NDO respectivamente. E encaminhar a leitura das novas palavras, reforçando o uso do acento.

9. Trabalhar a reprodução do sapo



DENGUE


Falar sobre a Dengue com as crianças já virou matéria básica nos últimos anos. Existe uma variedade de materiais que podemos utilizar para enriquecer nossas aulas. Vou deixar um encaminhamento completo, mas existem inúmeras possibilidades. Quem tiver posts em seu blog, deixe um link de retorno nesta postagem.

Aplicação



1 - Leve o anúncio impresso ou em transparência e antes de lê-lo o peça que as crianças digam sobre o que se trata;


2 - Leia o anúncio, explique cada parte que o compõe;


3 - Faça a leitura apontada com a turma toda e em grupos;


4 - Depois explique o que é um anúncio e para que servem;.


5 - Mostre quem é o responsável pela divulgação deste anúncio;


6 -Peça que os alunos circulem a parte que contêm dicas para prevenir a doença;


7 - Leia com todos novamente;


8 - Peça que pintem de amarelo a parte onde contem os sintomas da doença;


9 - Leia novamente;


10 - Peça que escrevam a parte pintada no caderno;


11 - Solicite que pintem os espaços entre as palavras e contem quantas há no texto;


12 - Peça que retirem palavras, desta parte, que iniciem com a letra do seu nome;


13 - Colocar em papel cartaz para posterior leitura;


14 - Peça que procurem a palavra "calhas" ou "fora" no texto e a pintem de vermelho. Solicite que montem a palavra com o alfabeto móvel e substituam a inicial da palavra pela inicial do seu nome. O objetivo desta atividade é refletir sobre que nem sempre é possível formar uma palavra com sentido com as trocas de letras;


15 - Localize no texto a palavra "casa" e solicite que os alunos montem com o alfabeto móvel , leia destacando bem as sílabas e peça que repitam com palmas;


16 - Solicite que retirem a última sílaba da palavra e formem outra palavra acrescentando uma nova sílaba. Utilizar as sílabas das iniciais dos nomes das crianças;


17 - Para finalizar pode-se produzir um texto coletivo, pedindo que as crianças coloquem as dicas de prevenção no plural, ou um texto lacunado onde as crianças preenchem as palavras que faltam.


Letras e sons trabalhados: as iniciais dos nomes dos alunos, c, s, f, v, ca, sa.




Para saber mais sobre a Dengue acesse o site: http://www.combatadengue.com.br/. Nele você encontra uma seção somente para escolas e professores para imprimir. Além de jingles e propagandas que você pode levar para sala e enriquecer seu trabalho.

Site: http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com/


Gibi para ser trabalhado Independência do Brasil