segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Plano de aula Dia das crianças

Na semana da criança trabalhe com o que mais diverte a criançada...BRINQUEDOS!!



Nada mais empolgante para as crianças do que falar sobre brinquedos. Uso-os como aliados nas aulas de Língua Portuguesa, Matemática e História.
Contéudos:

* Coleta e organização de informações.

* Criação de registros pessoais para comunicação das informações

coletadas.

* Interpretação e elaboração de listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barra para comunicar a informação obtida.

* Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

* Busca de informações em diferentes tipos de fontes (entrevistas, pesquisa

bibliográfica, imagens, etc.).

* Identidade da criança: crianças de hoje – quem é, o que faz, o seu cotidiano.

* Pessoas com as quais convive:familiares, amigos; grupos de convívio.

* Crianças de outros tempos: infância das pessoas com as quais convive.

* Cotidiano de crianças em outros tempos e lugares.
Desenvolvimento:

1. Inicie o tema com uma aula sobre os brinquedos de antigamente. Conseguir alguém com mais de 60 anos para fazer um relato seria super interessante. Quem sabe uma avó de algum aluno.

2. Faça comparações com os brinquedos de hoje, mostre imagens caso não seja possível conseguí-los.

3. Mostre brinquedos típicos de outros países, ou de outras localidades brasileiras e ainda de outras etnias.

4. Produza um gráfico com os brinquedos preferidos de seus alunos.

5. Auxlie-os na interpretação.(Download)

6. Produza um texto coletivo com base nos dados coletados.

7. Como tarefa de casa proponha que os alunos pesquisem os brinquedos preferidos de seus familiares. Os dados poderão ser contabilizados e utilizados na construção de um novo gráfico e comparar com o primeiro.

8. A aula ficará muito mais interessante se as crianças puderem trazer seu brinquedo favorito para a sala de aula e apresentá-lo aos colegas.