segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Relatório individual

O aluno____é um menino inteligente, observador e perspicaz. Neste semestre ele se destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens para seus jogos; consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário, sem se ater a ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus sonhos e a realidade. Possui um bom desenvolvimento artístico e lógico. Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual, dimensão, proporção, lateralidade, noções de perspectivas e estratégia. Elabora bem sua produção artística usando todos os meios possíveis para se expressar com clareza por meio dela. Não gosta de colorir seus desenhos, pois já quer começar outro desenho aperfeiçoado. É detalhista em suas produções artísticas, mas não me parece ser assim com as outras disciplinas, na maioria das vezes só faz o que gosta. Após começo do acompanhamento psicopedagógico, ele se sentiu mais seguro e capaz de interagir com seus colegas e sentindo-se capaz de realizar as atividades por meio das habilidades artísticas. Antes desse acompanhamento, apresentava sérias dificuldades de interação com todos na escola, sempre calado e sozinho. Passou por um processo intermediário, ora era calado e fechado, ora explodia em brincadeiras e chamava a atenção de todos os colegas, tornando quase impossível a continuidade da aula. Suas atitudes nesses momentos foram muito prejudiciais ao seu desenvolvimento cognitivo, mas produtivo para sua inteligência emocional. Como é um aluno que gosta muito de artes, ele foi eleito junto com outro coleguinha, para ajudar a professora de artes a organizar e montar a exposição dos trabalhos artísticos de toda a classe para o Evento Cultural. Agora que encontrou o equilíbrio ele voltou a desenvolver-se em sua totalidade. É uma criança cômica que gosta de provocar seus colegas. Mas está aprendendo e respeitar as diferenças de cada e brincar com todos sem ferir.
NOTA: Esse relatório é um exemplo de registro que o professor pode elaborar para colocar no Portfólio de Aprendizagem da Escola. Com ele, os próximos professores terão elementos para analisar as competências que o aluno já desenvolveu e as que deverão ser desenvolvidas. A periodicidade pode ser bimestral, semestral e anual.

Exemplo de mais relátorios...


Neste terceiro trimestre XXXXX teve um bom desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora é muito inteligente, e observador. Tenho conseguido atingir meus objetivos pedagógicos para com ele. Neste terceiro trimestre mostrou-se mais concentrado na hora da realização as tarefas.

Na rodinha apresenta um pouco de timidez para realizar alguns movimentos, muitas vezes prefere somente cantar.

Quanto aos matérias não consegue arrumar com ordem o que utiliza, tendo a interferência da professora para auxiliá-lo.

Nas aprendizagens especifica: vem se desenvolvendo de forma gratificante,.Completa toda tarefa com facilidade consegue ler palavras e formar frases simples. Os aspectos relacionados aos conceitos lógicos – matemáticos obteve ótimo resultado conhece os números, forma pares,consegue somar alguns números,conhece as formas geométricas. E em Natureza e Sociedade distingue os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.


Aluna: XXXXXX

Neste terceiro trimestre XXXXXXX teve um bom desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora é uma criança muito inteligente, meiga e sensível. É caprichosa conhece e sabe usar as cores em seus desenhos de pintura.

Nos aspectos atitudinais. Vai ao banheiro sozinha, arruma com ordem o que utiliza,dispõem em auxiliar a professora quando preciso, para entregar um livro ao colega por exemplo. Sabe dar recados.

Presta atenção as aulas, realiza o que foi solicitado com facilidade, apresenta dificuldade no trabalho com recortes e pesquisa de palavras, só realiza com a presença da professora. Não gosta de participar das atividades dirigidas, nem responder oralmente o que foi proposto.

Evoluiu de forma gratificante, Porém apresenta dificuldade para identificar algumas letras do alfabeto. Prejudicando assim um melhor rendimento. No lógico- matemático identifica os pares, formas geométricas. Apresenta dificuldade para identificar e seqüenciar números.

Em Natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.


Aluna: XXXXX

Neste terceiro trimestre XXXXX não apresentou muito desenvolvimento, pois tem faltando muita as aulas, as faltas não são justificadas. Não consegue se envolver ativamente nas atividades dirigidas sendo necessário que a professora realize a atividade junto com ela. É muito meiga com os colegas, e com a professora,passou a prestar mais atenção às aulas, demonstra mais vontade de aprender. Na linguagem oral apresenta muita dificuldade para pronunciar as palavras. Na aquisição de hábitos. Tem asseio e arruma com ordem o que utiliza.

Nas aprendizagens especificas. Apresenta algumas dificuldades, não conhece algumas letras do alfabeto, para realizar a tarefa na aula de cortes e recortes necessita constantemente da presença da professora. As tarefas extraclasses especificamente no caderno continuam sem do feita por outra pessoa, tendo a necessidade que a professora apague a tarefa de casa e auxilie em classe. Precisa ter um melhor acompanhamento familiar na realização das tarefas extraclasse.

Quanto ao lógico – matemático não compreende a forma de sequenciar os números e não identifica alguns números. Conhece as formas geométricas, identifica os pares. Em Natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra. Acredito no seu sucesso que está bem próximo.



É muito bom ter você todas as tardes. Um grande beijo!


Aluna: XXXXXXX


Neste terceiro trimestre XXXXX teve um excelente desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Porém precisa conscientizar que em todos os jogos há quem ganhe e quem perca,ela não aceita quando perde nas brincadeira dirigidas.Tendo a interferência da professora. É muito inteligente, caprichosa, detalhista, em alguns momentos sentimental, pois, chora com facilidade. Uma palavra que a colega disser que ela não queira ouvir é motivo para chorar até que a professora converse com ela.

Prefere brincar com pequeno grupo de amigos, mas tem afinidade com todos. Porém ela costuma excluir algumas colegas, que fazem parte de seu grupo de amigos preferidos de suas brincadeiras. Fazendo com que as demais fiquem muito triste, converso sempre com ela.

Nas aprendizagens especifica: evoluiu de forma significativa, consegue ler palavras e frases simples, realiza todas as tarefas com facilidade e dedicação. No aspecto lógico – matemática compreende e da sequência aos números com facilidade. Em natureza e sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.


Aluna: XXXXXXX


Neste terceiro trimestre XXXX teve um ótimo desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora é muito meiga, educada, detalhista, e muito inteligente. É muito atenta as aulas e procura ajudar os colegas sempre que preciso.

Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de idéias. Na linguagem escrita tem excelente coordenação e caligrafia perfeita, super organizada e detalhista. Teve um ótimo rendimento na dificuldade que estava tendo para reconhecer as leras do alfabeto. Consegue ler e escrever palavras simples.

Com relação às tarefas de classe e extraclasse continuam sendo feita com o mesmo esmero. Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.

É necessário que a família continue incentivando-a encorajando-a no que for necessário. Da mesma forma continuar valorizando suas conquistas para que possa superar suas dificuldades.


Aluno: XXXXXXX

Neste terceiro trimestre XXXXXX teve um excelente desempenho, continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito inteligente e educado. Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de idéias.

Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples, na área do pensamento lógico matemático não apresenta dificuldades ao realizar habilidades de adição, conhece e dar seqüencia aos números.

Mostra-se agitado no momento da aula prejudicando sua concentração, nas atividades dirigidas como jogo, não sabe perder quando isso acontece fica triste, e muitas vezes agressivo. Converso com ele mostrando que todo mundo em um jogo tem que ganhar ou perder e que o importante é a aprendizagem, que entrelaça o mesmo.

Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.


Aluna: XXXXXXX

Neste terceiro trimestre XXXXXX teve um excelente desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito inteligente, dedicada e detalhista, tem uma excelente organização e caligrafia perfeita.

É atenta a aula e ajuda o próximo quando necessário diferente do segundo trimestre está muito mais participativa nas aulas dirigias como o jogo, responde o que lhe é proposto oralmente. Respeitas as regras e na medida do possível sabe perder.

Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples, na área do pensamento lógico matemático não apresenta dificuldades ao realizar habilidades de adição, e subtração conhece e dar seqüencia aos números. Com relação às tarefas de classe e extraclasse continuam realizando com muita dedicação.

Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.


Aluno: XXXXXXX

Neste terceiro trimestre XXXXXX teve um ótimo desempenho assimilou muito bem os conteúdos, apesar de não ser atendo as aulas, pois se desconcentra com muita facilidade. Apresenta dificuldade para se concentrar em algo, neste caso é a aula dirigida como o jogo.Ele não se concentra prejudicando seu aprendizado.

Seu relacionamento com o grupo em alguns momentos é amigável em outros faz usos de tapas e empurrões, se irrita com muita facilidade. Quando ele erra não consegue dizer o que ele fez, sempre fala o que o colega fez .Venho trabalhando isso com ele para que possa admitir quando não estiver certo.

Na aquisição de hábitos arruma com ordem o que utiliza, toma todo lanche, gosta de corre, de pular e testar seus limites.

Na linguagem escrita apresenta muita organização, dedicação é caprichoso. Consegue ler e escrever palavras simples, na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades ao realizar habilidades de adição, e subtração conhece e dar seqüencia aos números. Com relação às tarefas de classe e extraclasse continuam realizando com muita dedicação.

Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.